quinta-feira, 1 de março de 2012

Livro Cure-se


Quem nunca teve um problema de saúde, foi a vários médicos e não resolveu o problema? Quando remédio não faz mais efeito e parece que você não consegue curar com os tratamentos. Ou quando você vai levando uma vida pesada para seu limite e só percebe que tem algo errado quando fica doente. E mesmo assim você não trata a verdadeira causa do seu problema de saúde. Essa pequena introdução mostra apenas uma pequena parte do que o livro Cure-se da escritora e médica Carol Ritberger trata em seu livro.

O livro tem 158 páginas. É dividido em 3 partes com 13 capítulos. Parte I, Natureza da cura. Parte II, O que a enfermidade esconde.  Parte III, Trabalhar o corpo para ter saúde. A autora Carol Ritberger é PHD, escritora, médica intuitiva, líder inovadora nos estudos da personalidade e da medicina comportamental.

Logo na primeira parte a autora faz diferenciação do tratar para o curar. E deixa bem claro também a questão que quando queremos cura precisamos buscar cuidar da nossa alma. Por isso que em determinadas situações o remédio por si só não cura, só trata. Por que é preciso fazer um trabalho completo de corpo, alma e mente. E segue explicando o que é a cura? Como podemos nos curar.

Na segunda parte, o que a enfermidade esconde, apresenta um guia através da emoção, tanto positivo como negativo. Essa é uma parte do livro que remete a infância, a juventude, aos traumas e condutas. A forma de agir ou de não agir, quando agir como reagir, como pensar, o que deixar de pensar. E como tudo isso reflete no nosso corpo. Dando um exemplo meu, quando uma criança é filho único e um dia ganha um irmãozinho essa criança que perde a atenção pode ter febre emocional. Ela não está doente apenas é uma forma inconsciente de chamar atenção.  Porém nós adultos temos nossos sentimentos mais complicados e se manifestam de formas mais complexas. A autora faz quadros explicando que tipos de sentimentos e comportamentos atrapalham no processo da cura. 

Na terceira parte, trabalhar o corpo para ter saúde, já é um dispositivo de como colocar em prática toda teoria até então estudada. Com mapeamento das emoções do corpo humano e doenças X emoções. Exemplo no mapeamento das emoções nos músculos das costas, a autora mostra:



E no final  ela faz o passo a passo de como se curar. Não indico que a pessoa no desespero pule para o final para aprender a se curar. Por que é necessário todo um pré-requisito de conhecimento antes apresentado no livro.

E se esse meu simples resumo não convenceu você de  ler o livro veja o que no agradecimento Carol Ritberger ,diz: “Esse livro reflete a  sabedoria dos mentores da minha vida: Thot, Hermes,Paracelso,Hipócrates,Carl Jung, Sigmund Freud, Manly P.Hall, Edgar Cayce E Louise Hay.”. Em relação a esse time de pensadores que ela também utiliza como base para escrever seu livro , creio que não há o que reclamar.

Pessoalmente tenho que dizer que comprei esse livro em 2009 e comecei a ler, mas só terminei de ler em janeiro de 2012. Não foi pela questão do tempo (meu) que demorei tanto nem que o livro seja tão grande. Mas esse é um livro que mexe com seu psicológico, faz realmente você pensar nas suas condutas, sentimentos de forma profunda, o que incomoda um pouco. Por isso eu começava a ler e parava. Mas finalmente cheguei ao final e resolvi compartilhar aqui no blog Estudamos on line algumas informações e deixar a dica para ler esse livro que realmente é ótimo.

Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário